A importância do arroz no Japão

A importância do arroz no Japão

Da gastronomia à área de cosméticos, o arroz é um ingrediente intrínseco à cultura japonesa

O arroz é mais importante na cultura oriental do que a gente imagina! Ele é parte essencial da dieta dos japoneses e seu uso vai muito além do sushi – o ingrediente está presente até mesmo no café da manhã.

No Japão, acredita-se que as primeiras plantações de arroz tenham surgido há mais de 3000 anos, quando o cereal foi trazido da China. O relevo, a vegetação e o clima local eram tão propícios que o plantio do arroz cresceu exponencialmente a cada ano, tomando o lugar de plantações de vegetais e transformando o Japão em um dos maiores produtores de arroz do mundo. A produção atual gira em torno de 10 milhões de toneladas por ano.

A enorme produção é utilizada em uma variedade infinita de produtos feitos à base de arroz, como massas, vinagre, a bebida alcoólica saquê e, mais recentemente, até cosméticos. Mas o uso mais tradicional é o do arroz cozido e temperado, conhecimento popularmente fora do Japão como “arroz de sushi”. Porém, esse tipo de arroz é muito diferente do nosso agulhinha, em formato, preparo e resultado final.

O uso do arroz no Japão

Foram os pescadores japoneses que criaram o curioso costume de transportar peixes envoltos em arroz cozido com vinagre – o que deu origem ao sushi como conhecemos hoje.  A variedade de arroz usada era o koshihikari, preferida por sua textura macia, sabor, aroma e liga perfeita. Por liberar ácidos acético e láctico, o arroz koshihikari tornou-se um forte aliado na conservação dos pescados.

Com o passar do tempo, o preparo do arroz avinagrado em barraquinhas de rua que vendiam sushi como fast food foi incrementado com novos condimentos até chegar ao su: um tempero simples, composto de vinagre, sal e açúcar, que faz toda a diferença no paladar.

A diferença é tão marcante que o arroz koshihikari cozido sem tempero tem um nome (gohan) e o temperado com su, outro (shari). Depois de pronto, o shari é o ingrediente perfeito para pratos quentes, montar sushis e temakis e até comer puro. Os detalhes do preparo completo com o Arroz Japonês Sakura você confere aqui.

Veja também preparos que você pode fazer em casa com o arroz japonês:

Sem comentários

Desculpe, os comentários estão indisponíveis no momento.