Afinal, como usar temperos e condimentos sem errar?

Afinal, como usar temperos e condimentos sem errar?

Se você é um autêntico entusiasta da cozinha, gosta de inovar e causar boa impressão com os seus pratos, certamente quer que todo o seu esforço e dedicação sejam reconhecidos ao preparar aquele delicioso jantar para a família e amigos.

Todos sabem que o segredo para um prato de sucesso está em saber como usar temperos e condimentos na medida certa, tendo o cuidado de harmonizá-los com o menu escolhido. O que gera muitas dúvidas em quem decide se aventurar pelo fantástico mundo da culinária são os critérios na escolha dos temperos e na hora de fazer combinações perfeitas com equilíbrio e sabedoria, garantindo a felicidade do paladar dos sortudos que provarem o seu cardápio.

Quer descobrir as melhores dicas para não fazer feio na hora de temperar o seu prato? Então você não pode perder este post que preparamos com tudo o que precisa saber ao elaborar um jantar digno de chef profissional. Ótima leitura!

Use temperos e condimentos de boa qualidade

Esse é um dos principais pontos a se pensar antes de preparar uma refeição saborosa. É fundamental se certificar que os produtos são de boa qualidade, assim como os produtos de Sakura, e isso não é menos verdade quando se trata de temperos e condimentos.

Pela praticidade que a vida moderna exige, muitas vezes acabamos optando pelo uso de temperos prontos, que são excelentes opções para quem quer otimizar o tempo de preparo de suas refeições. Entretanto, devemos escolher sempre o melhor, para que o paladar seja estimulado e o sabor do prato não seja comprometido.

Observe a validade dos produtos

Acima do sabor, é necessário observarmos se os temperos e condimentos estão dentro do prazo de validade para serem consumidos sem risco à saúde.

Não confie em temperos prontos que não contenham data de validade explícita na embalagem. Afinal, não queremos que ninguém saia do jantar passando mal por um descuido.

Saiba como usar temperos e conservá-los por mais tempo

Se você gosta de temperos frescos, é sempre uma boa alternativa manter um pezinho em casa daqueles que você mais utiliza, como cebolinha, manjericão, cheiro-verde, hortelã e salsa. Caso você não tenha espaço suficiente e nem tempo para cuidar de uma hortinha, é possível mantê-los na geladeira por alguns dias ou então conservá-los congelados por um período de tempo maior.

Muitos temperos e condimentos você pode encontrar na versão desidratada em diversos mercados, como é o caso do orégano, tomilho, cebola, vários tipos de pimentas e o Curry Kenko. Essas são excelentes opções, práticas e deliciosas, para quem não tem muito tempo disponível mas não abre mão de um prato saboroso e temperado na medida certa.

Devemos apenas ter um cuidado especial na hora de utilizar os temperos desidratados em relação à quantidade, uma vez que podem apresentar um sabor mais marcante do que os frescos.

Atente-se à harmonização de temperos e pratos

Na hora de decidir como usar temperos e condimentos nos seus pratos, você pode seguir algumas dicas básicas que não falham nunca e que harmonizam bem com quase todos os pratos.

Existem algumas opções práticas de temperos prontos com sabor de caseiros, compostos por uma rica combinação de condimentos para deixar qualquer prato incrível. O Missô Aka, por exemplo, feito à base da fermentação da soja com acréscimo de arroz e sal, pode ser utilizado em pratos assados e orientais, carnes, vegetais, molhos, sopas e massas. 

Outro tempero que vai bem com quase tudo é a pimenta do reino, que pode ser utilizada em carnes, molhos e massas. As ervas finas também são ótimos condimentos que fazem muito sucesso com massas. O interessante é ter várias opções de ervas desidratadas em casa, montando misturas saborosas e originais.

Já o salsão e o manjericão são excelentes no preparo de molhos, caldos e risotos. Possuem um sabor todo especial e único, podem ser armazenados na geladeira e congelados, mas todo o seu potencial é atingido quando consumidos frescos.

Gostou das dicas sobre como usar temperos da maneira certa e garantir o sucesso do seu prato? Acesse o nosso site e descubra mais opções geniais de temperos para um jantar fabuloso!

Sem comentários

Insira um comentário