Do gohan ao shari: o preparo secreto do arroz japonês

Do gohan ao shari: o preparo secreto do arroz japonês

Aprenda a trabalhar com o Arroz Especial Sakura para fazer seus pratos orientais preferidos!

Casa dos ingredientes mais tradicionais da culinária japonesa, Sakura agora tem em sua linha premium o Arroz Especial, que completa a família de produtos ideais para os preparos mais clássicos!

Uma das muitas variedades de arroz, o koshihikari é muito querido no coração e na mesa dos japoneses. Com características específicas da sua região de plantio, aroma e sabor incríveis e textura macia, liga perfeita, esse é o arroz usado no preparo das mais clássicas receitas asiáticas.

Mas, como todo preparo japonês, o arroz koshihikari demanda alguns cuidados especiais e delicados, diferentes dos que estamos habituados a seguir quando trabalhamos com o nosso “agulhinha”. Vamos aprender a fazer o gohan (nome dado ao arroz japonês cozido) e transformá-lo em um delicioso shari (o autêntico gohan temperado) para aproveitá-lo em receitas caseiras de oniguiri, sushi, gyudon, donburi, chahan/ yakimeshi, niguiri e temaki.

Preparando o gohan

Para começar, a lavagem do koshihikari é diferente da que fazemos no dia a dia. Para liberar o amido, escolha um recipiente para colocar o arroz e cubra-o com água. Mexa, com as mãos, em movimentos lentos e circulares, troque e repita o processo por duas ou três vezes.

Feito isso, deixe o arroz repousando em uma peneira por 15 minutos e leve-o para cozinhar em uma quantidade de água equivalente a 1,5 do seu total, sem tempero. Quando a água secar e a cocção tiver terminado, você já tem em suas mãos um gohan, o autêntico arroz japonês! Agora, retire-o do fogo e leve para repousar em um recipiente enquanto prepara o tempero.

Su: o tempero do gohan

O koshihikari é um grão com propriedades marcantes por si só, mas é o su que dá o sabor característico do arroz japonês que conhecemos.

Se parece complicado adicionar uma nova etapa ao preparo, não se preocupe! Estes são os componentes do su: vinagre, açúcar e sal. A receita fica ainda mais fácil com o Tempero Para Sushi Suave Kenko.

Hora de finalizar o shari

Depois que seu gohan esfriar, regue-o com o su e mexa delicadamente com uma espátula para não formar grumos nem quebrar os grãos.

Deixe descansar por mais alguns minutos e prepare-se para a parte final: comer!

Seu shari já está pronto para ir nos pratos favoritos do Japão e, claro, dos brasileiros. Confira todas as receitas do nosso site e saboreie o irresistível Arroz Especial Sakura nas suas próximas refeições!

Leia mais:

Blog lançamento do arroz (https://bit.ly/2Kn0ZsD)
Blog a história milenar do arroz: https://bit.ly/2zqQP3Y)

Sem comentários

Insira um comentário