Missô – seu tempero para o verão!

Missô – seu tempero para o verão!

Conheça um jeito novo de dar sabor aos pratos, criar molhos para salada e deixar carnes mais coloridas

O missô é tão usado na culinária japonesa quanto o shoyu e seu uso geralmente está associado ao preparo de sopas e caldos. Contudo, essa pasta de soja fermentada é um ingrediente muito versátil, que permite inúmeras combinações para adicionar sabor a pratos que combinam muito com os dias mais quentes.

Escolhendo o seu missô

O missô pode ter sabor mais ou menos acentuado, além de cor intensa ou mais clara. Isso vai depender da composição e do tempo de fermentação dos ingredientes, mas o resultado é sempre uma pasta saborosa que agrada diferentes paladares!

Missô Shiro

Do japonês, o nome “shiro” significa “branco”. Esse é o missô mais leve, perfeito para marinar carnes ou preparar molhos de salada sem comprometer os outros sabores do prato.

Missô Aká

O nome – do japonês, “vermelho” – indica uma pasta mais intensa, tanto em coloração quanto em sabor. Essa variação vai muito bem com carnes vermelhas ou vegetais em conserva, destacando-se no prato.

Preparos para o verão

Saladas

O Missô Shiro é ótimo para criar molhos leves para saladas! Um jeito simples de fazer isso é misturando-o direto em uma salada de maionese com verduras e legumes ou dissolvido em um líquido ácido, como suco de limão ou vinagre. Aprenda também a fazer o Sumissô, um molho agridoce que é a cara do verão.

Se quiser um toque mais apimentado, dissolva o Missô Aká em água – controle a quantidade para obter uma textura líquida ou mais pastosa. Você pode derramar sobre a salada ou pincelar sobre legumes cozidos e grelhados.

Pratos quentes

Experimente substituir o sal no preparo das refeições do dia a dia. O Missô pode ser pincelado sobre peças de carne que ficam marinando na geladeira. Isso confere um sabor diferente na hora de cozinhar, assar ou grelhar.

Você pode temperar a carne moída com Missô para fazer quibes ou usá-lo no preparo da massa de bolinhos de arroz, que são ótima opção para petiscar no fim de semana.

Caldos e sopas

Nos dias mais friozinhos do ano, experimente os usos clássicos do Missô! Escolha seu preferido e misture para preparar sopas, substituindo caldos artificiais, e caldos que levam macarrão, como lámen e udon. Nesses casos, a pasta deve ser dissolvida em água fervente e você pode montar o prato com tofu, algas, peixes e legumes.

Confira alguns preparos!

Sem comentários

Desculpe, os comentários estão indisponíveis no momento.