O Ano Novo Chinês e seus significados

O Ano Novo Chinês e seus significados

Como funcionam o calendário, o zodíaco e os rituais de passagem de ano na China

O Ano Novo Chinês, que começa em 12 de fevereiro, será o Ano do Boi de Metal. Enquanto seguimos o calendário gregoriano, a China usa um calendário lunissolar, pautado pelos movimentos da lua e do sol para medir a passagem do ano e das estações. O costume é uma herança de mais de 3 000 anos e está ligado à maneira que os trabalhadores rurais se organizavam no passado.

Os rituais

O próximo ano chinês vai de 12 de fevereiro a 31 de janeiro de 2022, mas as celebrações do “réveillon” começam alguns dias antes e terminam duas semanas depois da virada.

Os chineses têm dias certos para limpar a casa, comprar roupas novas e decorar portas e janelas – tudo em vermelho e dourado, para atrair sorte e riqueza. E entre os preparativos para a virada do ano, até a comida é sagrada! Há um dia certo para fazer oferendas ao Deus da Cozinha, um para substituir as refeições normais por tofu e outro para preparar pão cozido e outros pratos que serão consumidos por toda a primeira quinzena do ano.

Festival de Lanternas

O clima da passagem do Ano Novo Chinês não é muito diferente do que a gente já conhece: família reunida, ceia farta (com direito a rolinho-primavera, peixe e muito guioza), votos de felicidade e, claro, queimas de fogos de artifício.

É só no 15º dia do ano que as celebrações do Ano Novo Chinês chegam ao fim com o Festival das Lanternas. O costume teve início há mais de 2000 anos nos mosteiros e templos por determinação do Imperador Ming da Dinastia Han, como uma forma de adoração a Buda.

Hoje, é uma grande festa popular, que toma as ruas, com direito a comida típica e uma brincadeira: as lanternas grandes e coloridas geralmente levam um enigma, que pode ser uma frase ou um poema, por exemplo, e está lá para ser desvendado pelos amigos.

O Ano do Boi de Metal

Outra diferença em relação ao Ocidente está na astrologia: no horóscopo chinês, os signos não se dividem pelos meses ao longo do ano. Ao invés disso, cada ano é regido por um animal: rato, tigre, boi, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco. Além de reger a personalidade de quem nasce naquele ano, acredita-se, o signo influencia o ano da nação.

Os elementos também têm um papel importante na leitura do zodíaco chinês. O ano de 2021, por exemplo, será regido pelo metal e pelo signo do boi, que tem como elemento fixo a terra. Isso significa que as combinações do elemento de cada pessoa com a do ano atual ditarão as previsões de horóscopo para o ciclo que está por vir!

Quer descobrir qual o seu signo chinês? Confira a tabela a seguir!

Sem comentários

Desculpe, os comentários estão indisponíveis no momento.