Poke: do Havaí para a sua mesa

Poke: do Havaí para a sua mesa

Conheça um pouco da história deste prato e aprenda a fazê-lo em casa

Foi a partir do verão de 2016 que o poke virou mania entre os brasileiros e ganhou um número enorme de restaurantes especializados em todo o país. Mas você conhece a origem da receita?

Ela nasceu no Havaí, um arquipélago dos Estados Unidos localizado no Pacífico. Ao longo de sua história, essa região recebeu influências gastronômicas de muitos países, inclusive da Polinésia e do Japão, e viu nascer uma culinária saborosa, que valoriza a praticidade e o frescor dos ingredientes.

O “poke”, cuja palavra significa “pequeno pedaço”, é resultado dessas influências e costuma misturar em um bowl cubos de peixe cru marinados em shoyu e óleo de gergelim mais algas, pepino, arroz estilo gohan, castanhas e até frutas.

No poke, ao contrário do sashimi japonês, não existe a preocupação com a perfeição das fatias de peixe. Em vez disso, os pedaços são rústicos, cortados com naturalidade, o que facilita muito o seu preparo. Outras grandes qualidades dessa receita é a liberdade de brincar com diferentes combinações de ingredientes e o fato de ser servida em uma tigelinha – assim fica fácil comer na praia, na beira da piscina ou em casa mesmo, em uma refeição informal.

A seguir, apresentamos algumas dicas para você preparar o poke na sua casa:

Peixe

Escolha um peixe fresco e que agrade o seu paladar. Peixes de águas mais profundas, como atum e salmão, são boas opções. Corte-o em cubos e tempere-os usando suco de limão, molho de soja Sakura Light e Gergelim Tostado Kenko.

Arroz

Outro ingrediente recorrente no poke é o gohan. Se você não sabe como prepará-lo, siga o passo a passo clicando aqui.

Complementos

Aqui a escolha é livre. Seu poke pode levar diferentes legumes e frutas, além de cebolinha, gergelim, algas… Pepino, manga, abacate e castanhas são exemplos de ingredientes que funcionam bem por aqui!

Montagem

Coloque o gohan no fundo do bowl e, por cima. distribua o peixe marinado e os demais ingredientes, fazendo uma composição bonita e colorida. Depois, é só desfrutar!

Sem comentários

Desculpe, os comentários estão indisponíveis no momento.