Saiba quais tipos de nutrientes são indispensáveis para nosso corpo

Saiba quais tipos de nutrientes são indispensáveis para nosso corpo

Que o corpo humano precisa de alimentação balanceada para funcionar de forma saudável, todos nós sabemos, não é mesmo? O que muitos não sabem, na verdade, são os tipos de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e quais devem ser ingeridos diariamente. 

Neste post, vamos mostrar os nutrientes indispensáveis para suprir as necessidades e manter o bom funcionamento do corpo humano, e onde você pode encontrá-los. Acompanhe. 

Carboidratos 

Diferentemente do que se acredita, os carboidratos não são os vilões da história, uma vez que são os responsáveis por fornecer a energia que o corpo precisa para realizar suas funções metabólicas.

No entanto, é importante lembrar que a sua ingestão, além de moderada, deve ser feita sempre a partir dos carboidratos complexos, como pães integrais, quinoa, batata-doce, linhaça, inhame, aipim etc.

Água 

A água é essencial para a vida humana, pois estima-se que cerca de 65% do nosso corpo seja composto por ela. Um adulto necessita de cerca de dois litros de água por dia, em temperatura normal. Em dias muito quentes, essa quantidade tende a aumentar.

Além de sua forma natural e de outros líquidos como chás e sucos, a água também pode ser encontrada em frutas e hortaliças. 

Gorduras insaturadas 

Grandes aliadas na hora de aumentar a imunidade do organismo, as gorduras insaturadas são encontradas em peixes com ômega 3 (salmão, atum, sardinha, linguado), óleos vegetais (milho, soja, oliva) e oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas). 

Vitaminas 

Vitamina A 

Pode ser encontrada em frutas e vegetais amarelados e alaranjados, como abóbora, cenoura, goiaba, manga, óleo de dendê, gema de ovo etc. A vitamina A atua diretamente no desenvolvimento dos linfócitos — células brancas do sangue — e tem efeito antioxidante. 

Vitamina C 

Responsável pela imunidade do organismo, é encontrada em frutas ácidas, como kiwi, laranja, mamão, morango, goiaba, acerola etc. 

Vitamina E 

A vitamina E pode ser encontrada tanto em óleos vegetais quanto em oleaginosas e tem função antioxidante dentro do organismo. 

Proteínas 

Além de serem parte da base estrutural do nosso corpo, as proteínas são importantes para a formação de órgãos, músculos, pele e ossos, e também são fonte de energia para o organismo.

Existem em quantidades maiores em alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos, além de cereais, como arroz integral, milho, quinoa e trigo. 

Iodo 

Responsável por produzir hormônios tireoidianos e, quando está em níveis insuficientes, pode comprometê-los. É encontrado também no leite, em algas secas, feijão branco, bacalhau e camarão. No Brasil, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha, que é também uma boa e acessível fonte desse mineral.

Depois de ver quais são os tipos de nutrientes indispensáveis para o nosso corpo e em quais alimentos você pode encontrá-lo, o que acha de começar a incluí-los em seu cardápio? Mudar a sua dieta pode contribuir para grandes benefícios, não somente em seu corpo, mas também em sua saúde como um todo. Tenha isso em mente!

E aí, gostou do nosso post? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter LikedIn, para ficar sempre por dentro de todas as novidades! 

Sem comentários

Insira um comentário