Sashimi, Um Manifesto

Sashimi, Um Manifesto

5789991784_f7f1287c3a_o

Um símbolo

Leve, saboroso, cru. Seja pelo singelo sabor ou pela delicada textura, o Sashimi é um dos itens mais apreciados quando o assunto é culinária japonesa.

E bota apreciado nisso: para muitos, ir a um rodízio e não experimentar o prato é o mesmo que ir ao Mercadão de São Paulo e não devorar o tradicional sanduíche de mortadela.

O surgimento

Mas você sabe como o costume de comer peixe cru com shoyu e wasabi nasceu? Foi no Japão, um país composto por ilhas rodeadas pelo Oceano Pacífico que, pela lógica, desenvolveu sua culinária baseada no que o ambiente lhe proporcionou em abundância.

A mania, imposta pelo Imperador Tenmu na Idade Média, foi bem digerida pela população da época. Era o fim das carnes de vaca, porco, frango. Pegou. Em Quioto e Osaka, berço da culinária nipônica, o consumo do salmão cortado em pequenas fatias ganhou força na época de Tenmu.

Cardume de sabores

Com o tempo, diversos outros tipos de peixes entraram no cardápio. Os frutos do mar são ricos em proteínas, minerais, aminoácidos e vitaminas com baixíssimo teor de gordura. Reza a antiga lenda que fazem bem à memória. Pasmem, os japoneses que o digam, com toda a sua sapiência.

Assado ou cru. Eis a questão!

Existe um ditado entre as cozinhas japonesas que diz: “o peixe deve ser saboreado cru, depois assado e por final, cozido.” Se você é um dos que concordam que se esquentar estraga, bem-vindo ao clube. Atum, Salmão, Peixe Prego ou Pargo. Não existe melhor forma de descobrir o verdadeiro sabor de cada tipo se não for assim.

Uma delicioso ritual

Para fazer desta experiência algo ainda melhor, é preciso seguir uma “regra”: molhar o filé levemente na mistura de wasabi com Molho Sakura. Só não mergulhe completamente para não extinguir o sabor original do peixe.

Acompanhando toda essa festa de sabor está os legumes cortados da mesma forma, em tiras bem fininhas que vão além de decorar o prato. Sua principal função é ajudar na digestão dos elementos principais. Sabia dessa? As folhas de shiso também são muito usadas no Japão e em muitos restaurantes do Brasil.

Bom jantar!

E então, qual é o seu tipo de sashimi preferido? Salmão, Pargo, Atum?  Eu prefiro todos.

 

 

Sem comentários

Insira um comentário