Semente de abóbora: um tesouro escondido

Semente de abóbora: um tesouro escondido

Conheça todos os benefícios dessa semente para incluí-la na sua alimentação já!

A abóbora (Curcubita sp.) é um alimento bastante consumido no Brasil, tanto em preparações doces como salgadas. Mas você sabia que ela esconde um tesouro? Suas sementes têm uma composição nutricional muito variada e o seu consumo traz diversos benefícios à saúde.

Benefícios da semente de abóbora

Elas podem até ser pequenininhas, mas carregam uma explosão de nutrientes! Confira os nutrientes presentes nas sementes de abóbora e como eles beneficiam o funcionamento do organismo.

Proteínas

A semente de abóbora é uma fonte de proteína: de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, esse nutriente representa mais de 18% de sua composição. Assim, ela ajuda na formação de massa muscular, sendo um lanche saudável e pouco calórico para consumir após a prática de exercícios físicos. Além disso, uma boa notícia para os diabéticos: as proteínas facilmente digeríveis da semente regulam os níveis de insulina no sangue, indicando-se o consumo de pequenas porções do alimento ao longo do dia.

Magnésio

Este mineral vital à saúde também está presente nas sementes de abóbora: 100 g de semente contêm 262 mg de magnésio, mais da metade do total diário recomendado. É um relaxante natural que combate o estresse, estimula a memória e contribui para uma boa noite de sono. Esse efeito relaxante também ajuda a aliviar os sintomas da cólica menstrual e da TPM. Por fim, o magnésio está associado ao bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e diminuindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Potássio

O potássio, que atua no combate à hipertensão e ajuda a reduzir a ocorrência de pedras nos rins e perda de massa óssea, é um dos nutrientes fornecidos pela semente de abóbora: 100 g de semente tem cerca de 919 mg de potássio, mais que o dobro de uma banana média (422 mg).

Zinco

O zinco é um mineral que auxilia na saúde da próstata e da tireoide e no combate à osteoporose. Tem também um papel importante na imunidade, ajudando a proteger o organismo contra um grande número de doenças. O Instituto Nacional de Saúde recomenda o consumo de 8 mg de zinco por dia para mulheres adultas, e 100 g de semente de abóbora possuem 10 mg, o que a torna uma fonte rica no mineral.

Triptofano

Esse aminoácido funciona como um antidepressivo natural, auxiliando no combate à depressão e no bem-estar em geral, pois é convertido pelo organismo em serotonina. Como o magnésio, também auxilia no sono.

Antioxidantes

Os antioxidantes presentes na semente de abóbora, como as vitaminas A e E, promovem a proteção celular, combatendo o envelhecimento precoce e auxiliando na prevenção do câncer. Além disso, têm efeito anti-inflamatório, ajudando a aliviar as dores da artrite, e desintoxicante, contribuindo para a saúde dos rins como um diurético natural.

Ferro

As sementes de abóbora são excelentes fontes de ferro, fornecendo energia ao corpo e colaborando para a formação do sangue. Assim, são aliadas no combate à anemia e um excelente complemento nutricional para vegetarianos e veganos.

Fibras

Um dos alimentos mais ricos em fibras já pesquisados, as sementes de abóbora trazem cerca de 18,4 g de fibras em uma porção de 100 g. As fibras auxiliam na digestão e no emagrecimento, pois ajudam a diminuir a captação de gordura e prolongam a sensação de saciedade, evitando aquela fominha entre as refeições.

Como consumir?

Essas sementes do bem são muito versáteis, podendo ser consumidas cruas, tostadas ou assadas. O ideal é que não sejam aquecidas demais (sem ultrapassar 75 °C), para preservar as gorduras saudáveis naturalmente presentes nelas. Em lojas de produtos naturais, você encontrará a semente já sem casca (coloração verde), pronta para consumo. Caso você vá usar as sementes retiradas diretamente de uma abóbora, elas precisam ser limpas e desidratadas no sol ou no forno, apenas atentando-se à temperatura.


A partir daí as possibilidades são inúmeras: como não exige refrigeração, pode ser facilmente levada para o trabalho, a faculdade ou a academia como um snack, pura ou como parte de um mix de castanhas e frutas. Você também pode adicioná-la a saladas e recheios de tortas: além dos benefícios, trazem uma textura crocante deliciosa! Ainda, é possível triturá-la, formando uma farofinha que pode ser consumida com iogurte, suco ou salada de frutas, ou ainda para reforçar sopas e cremes – adicione apenas como finalização na hora de consumir, para que ela não cozinhe.


Já quer incluir essa pequena notável na sua dieta? Confira a dica que o Blog da Sakura separou para você!

Semente de Abóbora Sakura

Para um petisco delicioso e com todos os benefícios da semente de abóbora, toste as sementes cruas e descascadas por alguns minutos em uma frigideira em fogo baixo, mexendo sem parar, até atingir uma coloração dourada clara. Então, adicione 3 partes de Sakura Tradicional para 1 parte de suco de limão (não precisa cobrir todo o fundo da frigideira) e continue mexendo até o caldo secar. Se preferir, utilize o Sakura Citrus, que já vem na proporção perfeita entre Sakura e limão!

Sem comentários

Insira um comentário