Sukiyaki – o preparo da “fondue” do Japão

Sukiyaki – o preparo da “fondue” do Japão

Uma famosa receita japonesa que pode ser saboreada com toda a família ao redor da mesa

Existe um prato na culinária japonesa que é carinhosamente comparado a uma fondue: o sukiyaki. O motivo é que nessa receita os ingredientes são todos preparados em uma panela de ferro, que normalmente fica posicionada no centro da mesa. A família, ao redor e cada um com seus hashis, pode se servir à vontade.

A origem desse preparo que combina muito com o inverno é quase intrínseca à cultura rural do Japão. Já era costume os fazendeiros prepararem suas refeições usando instrumentos de trabalho, ou seja, cortando os alimentos com enxadas, pás e até espadas. “Suki”, a primeira metade do nome, vem daí. Esse termo em japonês pode ser traduzido literalmente para os objetos “espada” ou “enxada”, mas na receita podemos interpretá-lo como “fatiados”. Isso porque a segunda metade, o “yaki”, é o termo usado para o ato de fritar, grelhar ou cozinhar alimentos. O sukiyaki, então, nada mais é do que um prato com alimentos fatiados imersos em um molho saboroso à base de shoyu e outros ingredientes.

Uma mudança significativa nessa refeição foi a entrada da carne vermelha, que só ocorreu por volta de 1860. Antes disso, o Japão tinha a famosa proibição de realizar qualquer comércio com países do Ocidente, além de uma forte influência do budismo, o que tornava ingredientes como carne, leite e ovos incomuns na alimentação japonesa.

Foi a partir dessa mudança que o sukiyaki, já uma tradição entre as famílias do campo que usavam vegetais, tofu e fatias de peixe no preparo, chegou às versões que conhecemos atualmente. Logo, começou a ser preparado em restaurantes especializados de grandes cidades, como Yokohama, e espalhou-se pelo país.

O preparo

Como já falamos, o motivo do sukiyaki ser apelidado de “fondue japonesa” é o jeito de preparar e degustar junto com a família ao redor da mesa. Com a panela de ferro no centro sobre um fogareiro, os ingredientes são repostos o tempo todo, até que cada convidado esteja satisfeito com as suas porções.

É claro que, se não tiver como repetir esse jeitinho especial de servir, você pode fazer a receita direto no fogão e montar cada prato de uma só vez, sem medo de ferir a tradição!

Para embarcar nessa nova descoberta, escolha quantos ingredientes quiser, seja carne bovina, suína, acelga, couve-flor, broto de feijão, alho-poró, cogumelos, macarrão ou o que te der vontade. O sukiyaki não tem restrições!

A carne fatiada finamente pode ser ou não grelhada antes e vai entrando aos poucos, junto com os demais ingredientes, em um caldo saboroso feito com shoyu Sakura Tradicional, Sakê Mirin Kenko e outros ingredientes simples. Confira aqui, em detalhes, cada passo do preparo e experimente aí na sua casa!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.