Você conhece a gastronomia do Japão que inclui receitas quentes?

Você conhece a gastronomia do Japão que inclui receitas quentes?



Descubra alguns pratos bem quentinhos que são servidos no dia a dia.

Quando falamos de gastronomia japonesa, qual é a primeira palavra que vem à cabeça?

Provavelmente você pensou em sushi ou sashimi, não é mesmo?

Mas a verdade é que esses pratos frios que são mais popularmente conhecidos por nós, brasileiros, não são os pratos do cotidiano do japonês.

Sushis variados, sashimis, temakis e outros são servidos normalmente em eventos especiais como festas e aniversários.

A culinária tradicional japonesa consiste também em pratos preparados com arroz, sopas à base de missô, peixe ou carne acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o missô (pasta de soja), o karashi (mostarda), mirin e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

No dia a dia, os japoneses consomem mais os pratos quentes, compostos por arroz, proteína e legumes. Além disso, esses pratos também são servidos em restaurantes populares e nas “barraquinhas” nas ruas.

Então, que tal conhecermos um pouco sobre os pratos típicos quentes?



Agedashi Tofu: é uma maneira japonesa de servir tofu quente, por isso, é um prato popular do inverno. O tofu é firme e sedoso, cortado em cubos, depois, empanado e frito. Você pode aprender a fazer aqui.


Okonomiyaki: é um prato fácil de fazer e muito popular no Japão, os brasileiros costumam chamar de pizza ou panqueca japonesa. Nos restaurantes no Japão, o okonomiyaki é feito na frente do cliente, que escolhe os vegetais e a carne.


Tamagoyaki: é uma receita que requer paciência e habilidade com hashis. A tradução é bem simples: “ovo grelhado”. É um tipo de omelete japonesa, composta por ovos fritos em diferentes camadas e depois enrolados. O preparo é feito em uma frigideira específica, conhecida como makiyakinabe, e demora cerca de 1h20.


Takoyaki: é considerado um petisco de fast food, ele é muito vendido em barracas de rua e sempre tem nos festivais. Takoyaki nada mais é do que um bolinho de massa crocante por fora e úmida por dentro, recheada de pedaços de polvo. Ah, e não podem faltar as tiras de alga nori por cima.


Yaki Udon: perfeito para os dias frios, pois é uma comida bem quentinha, saborosa e saudável que se assemelha ao yakissoba, tão conhecido pelos brasileiros. Os ingredientes são verduras diversas, shitake, camarão e macarrão, que é grelhado em uma chapa especial japonesa. Além disso, leva molho shoyu, sal e pimenta-do-reino.


Karê rice: arroz com um ensopado encorpado de carnes e legumes, temperado com curry.
Comidinha perfeita para o dia a dia.



E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária japonesa?
Confira as nossas receitas no @sakuraalimentos e experimente!






1 Comment

Post A Comment