Como é o Ano Novo no Japão?

Como é o Ano Novo no Japão?

Oi, gente! Ansiosos para 2017?

Se no Brasil a tradição é pular sete ondinhas, guardar folha de louro na carteira ou vestir branco na virada do ano, tenha em mente que, se decidir passar o réveillon no Japão, você vai viver experiências um tanto diferentes. Conhecidos pela serenidade e costumes reflexivos extraídos da religião budista, os japoneses possuem rituais que se estendem do dia 1 a 3 de janeiro, porém alguns costumes podem durar até o final do mês. A ideia é entrar no ano com o pé direito, por isso tudo tem um significado muito bem estabelecido. Conheça um pouco mais sobre o Oshougatsu (お正月), o chamado Ano Novo japonês.

 

Hatsumode, a véspera

hatsu1

Na véspera do Ano Novo (Omisoka), ocorre a primeira visita a um santuário ou templo, chamada de Hatsumode, e dura até o dia 3 de janeiro. Caso esteja no Japão, vale a pena conhecer o ritual e ir vestido de trajes típicos japoneses (quimono e hakama) para sentir a energia positiva do local e rezar para ter um ano cheio de saúde e harmonia.

Já durante a passagem do ano, os templos costumam lotar bastante, e talvez você precise pegar fila se quiser entrar. Se preferir, também pode comprar talismãs que são vendidos nos locais para trazer boa sorte, como o Daruma, o famoso Maneki Neko ou o Omamori.

 

A virada – Oshougatsu

joda-no-kane

Em muitas regiões japonesas, no lugar de fogos de artifício, são tocadas 107 badaladas no ritual Joya no Kane em contagem regressiva para o Ano Novo, e uma badalada ocorre exatamente à meia-noite, em um total de 108. Este ritual, além de simbolizar a chegada do novo ciclo, representa os desejos mundanos do homem. Para o povo japonês, cada batida do sino afasta estes desejos para que sejamos purificados.
Hatsuhinode, o nascer do sol

hatsuhinode

Os japoneses têm o hábito de assistir ao sol nascer no primeiro amanhecer do ano reunidos com amigos e parentes. Com isso, é possível ver com os próprios olhos todas as cores e a renovação do ano que se inicia. Esta prática é chamada de Hatsuhinode. No Brasil muitas pessoas já possuem este costume: após as festas, muitos ficam na praia até o amanhecer para apreciar o todo-poderoso sol. É um espetáculo!

 

O Omikuji

omikuji

Depois do café-da-manhã, os japoneses voltam aos templos para adquirir o Omikuji (お神籤), papéis aleatórios com previsões de boa sorte. Além disso, muitos jogos tradicionais são praticados no primeiro dia do ano, como o Henetsuki e o Takoage.

 

Hatsugama, cerimônia do chá

%e5%88%9d%e9%87%9c

Gosta de um bom chá? Então você vai adorar o ritual Hatsugama (初釜), a primeira cerimônia do chá do ano. Nela, os membros mais importantes da família se reúnem com o intuito de manter a boa convivência durante os doze meses seguintes.

 

Kokyo Ippan Sanga, a aparição do imperador

kokyo-ippan-sanga

No segundo dia acontece um dos eventos mais importantes para os japoneses, a aparição oficial do imperador junto à sua família em Chiyuda-ku, Tóquio, para desejar Feliz Ano Novo a todo o país. Se você estiver por lá neste momento, vai poder atravessar os portões do Palácio Imperial, que estará aberto ao público em geral.

 

Culinária de Ano Novo

osechi-ryori

Que tal experimentar pratos típicos da época no terceiro dia? Cada alimento (Osechi Ryori) consumido tem um significado diferente, que traz felicidade, saúde, longevidade e muito sucesso. Prepará-los é complicadíssimo, pois não faltam opções no cardápio. Um dos mais consumidos é o Mochi, um bolinho de arroz glutinoso moído, feito usando no pilão. Uma variação é o Kagami Mochi, que inclui uma fruta no topo. Para os japoneses, o consumo deste alimento traz longevidade.

E então, ficou empolgado para viver um Ano Novo “diferente”? Aproveite muito e 良いお年を (Feliz Ano Novo!)

 

No Comments

Post A Comment