09 out Conheça o prato sobá e porque foi eleito prato tÃpico de Campo Grande
Você já ouviu falar em sobá? Se você gosta de testar novas receitas na cozinha, vale a pena conhecer esse prato tÃpico de Campo Grande, que leva carne, ovo e macarrão. Parecido com um lámen, agrada a diversos paladares.
Quer conhecer mais sobre essa iguaria? Preparamos um post com todos os detalhes, incluindo a história do prato, os ingredientes principais e o modo de preparo. Confira!
Como o sobá chegou ao Brasil?
Originalmente, sobá é o nome do tipo de macarrão que compõe a receita, embora hoje esse seja o nome do prato. De trigo-sarraceno, a coloração do ingrediente é escura. Os registros mais antigos sobre o sobá apontam que ele era servido no Japão por volta dos anos de 1540, em comemorações religiosas. O preparo era diferente do que conhecemos hoje: sovado com outros cereais ou em caldos grossos.
No Brasil, o sobá aterrissou junto com um grupo de imigrantes da ilha de Okinawa, no Japão, que chegou ao Mato Grosso do Sul em 1908. A história conta que o prato era saboreado à s escondidas, pois os japoneses tinham receio de serem considerados exóticos. Mas logo caiu no gosto popular, e hoje é considerado prato tÃpico local.
O que vai na receita e como prepará-la?
O sobá é composto por macarrão servido com carne bovina, cebolinha e omelete em tiras. Confira uma das receitas mais tradicionais:
Caldo
Ingredientes
- 1 kg de ossobuco;
- 4 litros de água;
- 1 colher (sopa) de sal;
- 1 colher (café) de Hondashi;
- 1 colher (café) de glutamato monossódico;
- ½ colher (sopa) de caldo de carne;
- Shoyu Sakura Premium a gosto.
Modo de Preparo
Ferva o ossobuco com água por 40 minutos. Acrescente os demais ingredientes e deixe ferver por mais 30 minutos.
Macarrão
Ingredientes
- 2 litros de água;
- 1 colher (café) de Óleo de Gergelim Torrado Kenko;
- 500 g de macarrão de sobá (se não encontrar, pode usar o mesmo do lámen);
- 5 ovos;
- 300 g de carne magra de porco ou boi;
- 200 ml de Molho de Soja Sakura Tradicional;
- 1 maço de cebolinha picada.
Modo de Preparo
Ferva dois litros de água com um fio de óleo e cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra e reserve. Bata os ovos, tempere e frite omeletes. Depois de esfriar, enrole todos juntos e corte tiras finas.
Cozinhe a carne e corte em pedaços. Coloque numa panela o Molho de Soja Sakura Tradicional e mexa até ficar sequinha. Escalde o macarrão em água fervente e preencha a tigela, até ficar próxima à borda. Coloque a cebolinha, o omelete e a carne. Por último, coloque o caldo até encher a tigela. Agora é só saborear!
Por que ele foi eleito prato tÃpico de Campo Grande?
A capital do Mato Grosso do Sul é hoje a única cidade do Brasil a servir o prato. Por lá, ele virou tradição: a chamada “Feirona”, ou Feira Central e TurÃstica, tem como carro-chefe os 28 restaurantes de sobá. Além disso, há 55 restaurantes na cidade especializados no prato.
O Festival do Sobá, realizado em agosto, chega a movimentar 200 mil pessoas na cidade, em busca de experimentar a iguaria local. Em 2006, o prato se tornou patrimônio cultural imaterial da cidade. Em outubro do ano passado, a prefeitura abriu uma votação, da qual participaram os moradores, para eleger o prato tÃpico de Campo Grande. Com 41% dos votos, o sobá venceu o espetinho e o arroz carreteiro.Â
Dá para inovar em uma receita tradicional?
O sobá é uma comida tradicional que surgiu a partir da fusão da cultura oriental com a brasileira. Ou seja: a própria origem do sobá está relacionada a inovação. Você também pode se aventurar acrescentando ingredientes de sua preferência.
A carne bovina, por exemplo, pode ser trocada por algum outro tipo de carne. Em Campo Grande, já existem versões como o sobá pantaneiro, que usa a carne de sol. O mais importante é escolher ingredientes de qualidade, que trarão sabor à sua receita.
O sobá é uma receita que faz parte do cenário da gastronomia brasileira. Além de prepará-lo, vale a pena visitar a região de Campo Grande e provar o prato especialmente feito em terras mato-grossenses.
Gostou deste post e quer receber mais conteúdos e dicas de receitas no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!
No Comments