Asakusa: carnaval carioca em Tóquio

Asakusa: carnaval carioca em Tóquio

carnival_blog4

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô… Mas que calor, ô ô ô ô ô ô….

Oi, pessoal! Animados para o carnaval? Sabiam que no Japão existe o Asakusa Samba Carnival e que a festa é muito semelhante à que temos em solo tupiniquim? Ó abre alas, que eu quero conhecer essa folia.

O carnaval é uma das datas mais aguardadas no Brasil: a farra por aqui começa cedo, com vários blocos animando as ruas de várias cidades. O feriado em si dura quatro dias para a maioria e, na quarta-feira, muitas empresas só funcionam meio período. Por outro lado, o Asakusa Samba Carnival, que acontece em agosto e não em fevereiro ou março como no Brasil, ocorre durante um único dia, atraindo milhares de pessoas.

 

carnival_blog2

O “carnaval japonês” tem a intenção de ser bem semelhante ao do Rio. 

 

As raízes da celebração têm a ver com a imigração japonesa no Brasil. Os primeiros japoneses chegaram por aqui a partir de 1908 em busca de uma nova vida. Muitos tinham a intenção de voltar, mas o sucesso em terras brasileiras fez com que as famílias se estabelecessem definitivamente. Com o passar dos anos, descentes dos primeiros imigrantes retornaram ao Japão levando um pouco da cultura brasileira para lá, formando parceria e intercâmbio de culturas entre os dois países.

Assim, desde agosto de 1981 o evento é realizado todos os anos, com exceção de 2011 devido ao grande terremoto de Tohoku. O bairro de Asakusa, em Tóquio, é o anfitrião do carnaval, que acontece sempre no último sábado de agosto. É o maior carnaval “estilo brasileiro” fora do Brasil, onde desfilam 17 escolas de samba e mais de 5000 passistas e sambistas sendo, muitos deles, brasileiros.

 

carnival_blog3

Desfile no bairro Asakusa, em Tóquio.

 

O evento tem a intenção de recriar o carnaval do Rio de Janeiro de maneira bastante fiel, celebrando a dança, performance e o som que domina a região japonesa há mais de trinta anos. Inclusive, muitos sambistas cariocas viajam ao Japão na época para participar do evento. O público chega a ultrapassar milhares de pessoas, tornando o evento tão famoso quanto o Sanja Matsuri, por exemplo, outra grande festa do bairro de Asakusa.

 

carnival_blog1

Como no Brasil, crianças também participam do evento.

 

A Asakusa Samba Carnival ocorrerá em agosto, excepcionalmente em um domingo, dia 27 de agosto. Até lá ainda tem muito tempo para você se programar e prestigiar o carnaval “brasileiro” mais uma vez no ano. Que tal?

Site oficial: http://www.asakusa-samba.org/

Bom carnaval!

 

 

 

 

Sem comentários

Insira um comentário