Entenda a relação entre a culinária oriental e a brasileira

Entenda a relação entre a culinária oriental e a brasileira

Em 1908, os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil com o objetivo de trabalhar, ganhar dinheiro e voltar à terra natal. Diante de dificuldades encontradas, no entanto, a maioria acabou ficando por aqui e se adaptando aos costumes locais, mas sem perder suas tradições. Por conta disso, de lá para cá, a cultura, e especialmente a culinária oriental, se difundiu muito entre os brasileiros.

Hoje, os restaurantes japoneses estão em alta no país, e muito desse prestígio se deve ao fato de os estabelecimentos terem adaptado as receitas ao paladar ocidental. Assim, é possível encontrar diversidade cada vez maior de pratos, que, além de se manterem saudáveis e nutritivos, têm sabores surpreendentes, pois mesclam a delicadeza da culinária oriental com o toque da comida brasileira.

Faça em casa

Engana-se quem pensa que, para saborear a mistura dessas duas gastronomias tão ricas, é preciso obrigatoriamente sair de casa. A boa notícia é que trazer essas opções para a própria mesa é mais fácil do que muitos imaginam e, com alguns ingredientes curingas, mesmo quem conta com pouco tempo para cozinhar consegue preparar uma gama de pratos deliciosos para o dia a dia.

Invista nos temperos orientais

Um bom exemplo de ingrediente considerado chave é o Shoyu Sakura, molho obtido por meio da fermentação de soja e milho, que, além de acompanhar sushis e sashimis, pode ser incorporado a várias preparações culinárias. Por que não apostar, por exemplo, em uma picanha assada temperada com shoyu? Ou, então, nos brasileiríssimos baião de dois e frango com quiabo que ficam prontos em cerca de 40 minutos?

Assim como o shoyu, outro item da culinária oriental que acrescenta cor e sabor aos pratos é o Missô Aka. Essa massa também é produzida por métodos de fermentação da soja. Sopas, carnes, legumes e até pão ganham um toque especial se preparados com ele, como os saborosos feijão com missô e o pão de queijo, que podem ser preparados rapidinho.

Aposte na versatilidade das massas

E por falar em rapidez, quem é que não pensa em recorrer a uma massa quando quer ganhar tempo na cozinha? Além de muito práticas, são versáteis, pois podem ser utilizadas no preparo de uma infinidade de receitas, sem falar na variedade de opções orientais, que você consegue encontrar, como soba, udon, somen e ramen, por exemplo — para preparar a tradicional receita de shoyu ramen, você vai precisar de apenas 30 minutos.  

Varie com o peixe cru

Se você é fã de sashimi, provavelmente adoraria saborear o peixe cru em diferentes versões. E por que não? Um carpaccio, por exemplo, pode ser uma ótima sugestão para um jantar mais leve.

O mesmo vale para o tirashi, um pouquinho mais elaborado, mas também fácil de fazer, e para o poke, que é uma receita havaiana, mas que qualquer um pode preparar em casa.

Agora, que você já viu como é simples incluir a culinária oriental na sua mesa, dando um toque brasileiro com ingredientes simples do cotidiano, que tal investir mais nessa mistura?

Para conferir outras receitas deliciosas e práticas, e variar o cardápio sem precisar passar muito tempo na cozinha, curta a nossa página no Facebook e bom apetite!

Sem comentários

Insira um comentário