Jantar infantil: 4 ideias para fazer uma refeição super divertida

Jantar infantil: 4 ideias para fazer uma refeição super divertida

Incentivar as crianças a comerem alimentos mais saudáveis é uma tarefa muito importante na vida dos pais, principalmente para prevenir doenças. Escolher os alimentos certos ajuda, também, na ingestão da quantidade adequada de nutrientes que os pequenos precisam para crescerem saudáveis. Nesse sentido, preparar um jantar infantil especial pode ser uma excelente forma de incentivo.

Neste post, vamos apresentar 4 dicas de como preparar um jantar infantil e conseguir fazer com que os seus filhos comam alimentos naturais e mais saudáveis. Acompanhe!

1. Troque a sobremesa doce por uma fruta

Uma ótima opção para dias muito quentes, as frutas são muito mais saudáveis do que pavês, tortas ou bolos. A imensa variedade de cores pode estimular ainda mais a vontade da criança de provar cada uma delas. É interessante que você mostre que comer também pode ser prazeroso, desde que seja feita a escolha certa dos alimentos.

Sendo assim, em vez de uma receita doce, ofereça frutas picadinhas, um delicioso crepe de frutas ou, então, uma refrescante salada de frutas. Você pode deixar a sua imaginação solta e fazer desenhos com tipos de frutas diferentes. Um pedaço de banana partido ao meio pode virar o tronco de um coqueiro e um kiwi fatiado em gomos pode fazer o papel das folhas, por exemplo.

2. Não descarte os sanduíches

Os pães integrais são ótimas fontes de fibras. Na hora do recheio, escolha algumas verduras, como alface ou rúcula, e também legumes, como a cenoura ralada crua. Você também pode adicionar rodelas de pepino e tomates fatiados. Sanduíches podem ser excelentes opções para jantares mais leves.  

Além disso, opte por queijos mais brancos, como a muçarela de búfala, por exemplo. Na hora dos embutidos, o peito de peru é a melhor opção. O pão pode ser cortado em rodelas para formar a cabeça de um polvo, e fatias de queijos cortadas em tiras podem formar os tentáculos. Na hora de montar o rostinho, escolha os legumes que colocou dentro do sanduíche.

3. Prefira grelhar

Para que as carnes fiquem mais saudáveis e com menos gordura, escolha uma grelha ou chapa para prepará-las. Assim, além de mais saboroso, o alimento não precisará de adição de nenhum óleo.

Prepare um prato com frango grelhado, arroz integral, feijão, legumes e uma salada de folhas. O rostinho pode ser feito de arroz e o cabelo, com as folhas verdes. Os olhos e a boca podem ser feitos de legumes, enquanto o frango e o feijão ficam ao lado como acompanhamento.

4. Invista nos legumes e vegetais

Essa é a parte mais difícil: fazer com que as crianças comam esses alimentos sem reclamações. Uma dica bacana é dar nome aos pratos para incentivar a alimentação saudável, incluindo legumes e vegetais.

Por exemplo: faça um macarrão integral com molho branco e brócolis. O macarrão deve ser o tipo gravatinha. Se puder escolher os coloridos disponíveis no mercado, é ainda melhor, pois o prato ficará ainda mais divertido. Após a preparação, sirva para o seu filho e diga se ele quer provar as borboletas malucas nas flores.

Outra opção seria oferecer aperitivos integrais e lanchinhos feitos com vegetais para as crianças em formatos divertidos, por exemplo. Isso estimula ainda mais o interesse dos pequenos em provar novos tipos de alimentos. Além do mais, você acaba oferecendo opções mais saudáveis sem que eles percebam que estão ingerindo alimentos que, muitas vezes, são rejeitados.

Agora que você sabe como preparar um jantar infantil especial, coloque nossas dicas em prática e mão na massa! Lembre-se de que para atrair a atenção de uma criança, é importante que os pratos sejam divertidos. Além disso, reunir-se à mesa com a família e amigos é algo de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos.

E então, nossas dicas foram úteis para você? Não deixe de nos seguir também nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Twitter!

Sem comentários

Insira um comentário