Uma refeição chamada salada

Uma refeição chamada salada

Mais do que folhas: uma combinação completa, saborosa e nutritiva!

Estamos no verão e a tendência é querer alimentos mais leves nas refeições. É a época perfeita para aproveitar todos os benefícios das saladas e aventurar-se além da combinação alface-tomate de sempre. Afinal, este é um dos pratos mais versáteis da gastronomia e as possibilidades de combinação com outros ingredientes são infinitas.

Salada é para ser um assunto tranquilo, então pode relaxar: não há nenhum segredo mirabolante que você precise saber antes de montar a refeição perfeita. Algumas regrinhas, porém, contribuem para deixar cada garfada ainda mais saborosa!

Tudo começa na base de verdes!

Você tem a oportunidade de escolher a verdura que quiser, então abra a mente para não cair no mesmo de sempre e ter uma salada sempre nova para surpreender seu paladar.

Os cuidados começam desde a escolha das folhas, observando se estão em bom estado, armazenando sob refrigeração e higienizando bem antes de montar o prato. Se estiver trabalhando com folhas mais firmes, como couve, envídia, radicchio e acelga, deixe-as marinando em vinagre e massageie bem com as mãos para amolecer a estrutura celular e facilitar a mastigação.

Sua escolha de verduras também interfere nos molhos e temperos que você vai usar para coroar a refeição. Nosso objetivo é encontrar um equilíbrio entre amargor, acidez, salgado e dulçor. A notícia boa é que Kenko tem diversas soluções para facilitar sua vida em cada situação!

Folhas de rúcula já são amargas naturalmente e tendem a murchar com facilidade. Evite molhos muito ácidos e equilibre com sabores clássicos, presentes no Ervas Finas. No caso de folhas firmes, como as citadas antes, a dica é cortar pedaços menores para que o molho incorpore bem. Iogurte, Limão e Mostarda e Mel possuem acidez ideal.

Em sabor, as alfaces lisa, crespa, romana e americana nada têm em comum com o agrião, mas todas permitem mais gordura e cremosidade. Manteiga, gorgonzola, bacon e gema de ovo ajudam a destacar o sabor das folhas – facilite a vida com Kenko Italiano, Rosé ou Parmesão.

Definidas a base e o tempero, é hora de colorir o prato! Leve os tons do arco-íris a sério e alegre sua refeição com a maior variedade de hortaliças, como abobrinha, berinjela e alho-poró, lembrando que você ganha inclusive na parte nutritiva. Picles também são muito bem-vindos.

E uem diz que salada não sustenta está cometendo uma grande injustiça à tradição do prato! Seja com carnes, queijos, feijão ou tofu, sinta-se livre para incluir a proteína que quiser! Aproveite para aprender e inspirar-se com clássicos: falamos tudo sobre a famosa casesar salad aqui no site!

Finalize com adicionais de sua preferência. Eles podem ser frutas (os queridinhos são abacate e uva-passa), ervas frescas (manjericão, coentro ou hortelã), grãos e sementes (quem pensou em gergelim, quinoa e trigo, pensou certo) ou as icônicas rodelas de pão fritas em azeite, que chamamos de crôutons.

A salada perfeita é aquela que tem a sua cara – e Kenko tem opções de molho para todas elas! Compartilhe com a gente as suas experiências!

Tags:
, ,
Sem comentários

Insira um comentário