Como seria o mundo seguindo o Omotenashi?

Como seria o mundo seguindo o Omotenashi?

blog_omotenashi

 

Oi pessoal, tudo bem?

Como anfitriões do blog da Sakura, recebemos vocês, nossos leitores, de braços abertos todas as semanas. Isso, porque nós seguimos uma filosofia milenar japonesa que agrega muito a quem a pratica e a quem recebe. Querem saber do que estamos falando?

Educação, respeito e pontualidade são qualidades que os japoneses levam muito a sério, e esperam que todo turista, ao visitar o país, também levem. Em paralelo a isto, está o Omotenashi (おもてなし), uma palavra que pode ser traduzida como “hospitalidade”, mas que possui características próprias. Trata-se de um hábito enraizado na cultura nipônica, do qual se aprende desde pequeno.

A origem da palavra é incerta, mas seu significado é bem conhecido “entender os convidados de todo o coração e proporcionar momentos inesquecíveis”. Alguns estudiosos dizem que pode ter se originado da palavra “monetasu” (entreter).  Também existe a possibilidade de ter se originado da junção de “omote” (superficial) e “nashi” (nada). Ao pé da letra, podemos traduzir “Omotenashi” como “Hospitalidade sem Superficialidade”.

Tal costume é muito respeitado por lá, e não tem nada de superficial. No Omotenashi, você trata o seu cliente ou hóspede da melhor forma possível, como se também fosse o dono da sua casa ou comércio. É por causa disso que não existe distinção entre anfitrião e hóspede no Japão. E isso é muito bom, principalmente para quem precisa ir ao Japão fazer intercâmbio, turismo ou outras atividades. Tratar o convidado bem, sem esperar nada em troca, deveria ser hábito em todos os países. O Brasil é bastante lembrado por sua hospitalidade, mas não existe um princípio bem estruturado como no Japão, apesar de o Omotenashi não ter um manual específico.

Mesmo assim, o anfitrião deve seguir algumas “regras” que garantem a prática da filosofia, como antecipar as necessidades dos hóspedes ou clientes (arrumar a casa/loja) para garantir o conforto de todos, manter o sorriso no rosto e a sensibilidade nos gestos. O sentimento de gratidão também é importante.

Os japoneses acreditam que um “arigato” pode mudar o dia de muitas pessoas. No Japão é possível observar o comportamento Omotenashi em qualquer lugar: você com certeza já deve ter visto pessoas na rua usando máscaras para evitar contaminar os outros por lá. E quando os motoristas dão passagem aos outros no trânsito? Omotenashi. Todos os gestos que pensam no outro como forma de respeito e hospitalidade entram neste conceito.

É por essas e outras que o Japão pode ser considerado um dos países mais educados e gentis do planeta. E cá entre nós: em um mundo onde alguns grupos pregam ódio e intolerância contra estrangeiros ou pessoas diferentes, conceitos de respeito e amor ao próximo são muito bem-vindos. Todos nós só temos a ganhar.

Grande abraço e até quinta-feira!

 

 

No Comments

Post A Comment