Festival do sushi em casa!

Festival do sushi em casa!

Saiba como surgiu essa delícia da cozinha japonesa e aprenda a fazer em casa de um jeito fácil e seguro

Você sabia que o Dia Internacional do Sushi é comemorado em 1º de novembro? Para os amantes de comida japonesa, a data é mais uma oportunidade para degustar essa receita que surgiu por acaso, há mais de 500 anos, e hoje é um dos pratos mais emblemáticos da culinária mundial.

Os asiáticos sabem bem como trabalhar com os alimentos e desenvolver técnicas gastronômicas. Uma delas, originária do Sudeste Asiático, consistia em usar arroz cozido para conservar pescados crus. A fermentação natural do cereal liberava ácido láctico, que preservava a carne do peixe por até três anos, deixando-a com o sabor bem azedo e acentuado.

No Japão, essa técnica foi sendo modificada e aprimorada a partir do século VII, usando, por exemplo, pedras para prensar o arroz e o peixe. Mais tarde, passaram a usar também o vinagre no preparo Isso porque descobriu-se que o arroz cozido e avinagrado acelerava fazia com que o sushi ficasse pronto em apenas um dia. Além disso, o uso desse ingrediente acrescentava mais uma camada de sabor à receita.

No século XVIII, aparecem as barraquinhas de sushi nas cidades grandes do Japão, no estilo fast food. Foi aí que surgiu o primeiro sushiman da história, Hanaya Yohei, responsável por desenvolver e vender no seu quiosque em Tóquio a receita do clássico niguiri.

O século XX foi essencial para que o sushi virasse fenômeno global! Muitos comerciantes de Tóquio se mudaram para cidades menores e levaram a receita consigo, espalhando-a pelo país. Um pouco depois, nos Estados Unidos, a preferência por alternativas mais saudáveis de alimentação impulsionou a popularização da culinária japonesa e consolidou o espaço de restaurantes especializados ao redor do mundo.

No Brasil, a popularização da comida japonesa também teve início com o sushi, que caiu no gosto dos paulistanos no início dos anos 90. Pouco tempo depois, a receita já estava em restaurantes de todo o país.

Para celebrar essa data, que tal aprender a fazer sushi aí na sua casa de um jeito fácil. Aprenda a preparar o arroz, a escolher e trabalhar com peixe de forma segura e também os diferentes tipos de sushi.

O preparo secreto do arroz japonês

Do tipo do arroz ao tempero, cada detalhe faz a diferença! Saiba mais sobre o preparo aqui e veja uma receita completa para testar em casa aqui.

Como preparar o peixe em casa

Aprenda de um jeito fácil, barato e seguro a trabalhar com salmão e outros peixes na sua cozinha. Clique aqui!

Tipos de sushi

São inúmeros tipos diferentes! Veja aqui o nome e o preparo certinho de cada um para saber o que escolher no seu próximo rodízio!

Para fazer em casa!

Clique nas imagens abaixo para conhecer receitas de sushi, das clássicas às mais modernas, e testar na sua casa!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.